noticias

Dia Mundial dos Animais: mil cães e gatos aguardam por adoção em Caxias


O dia 4 de outubro celebra São Francisco de Assis, o protetor dos animais, e apresenta um dado que chama a atenção em Caxias do Sul: cerca de mil cães e gatos estão no Canil Municipal aguardando por uma família. A grande maioria dos animais foram vítimas de abandono, maus-tratos e atropelamento.

Uma campanha da prefeitura, intitulada Adote por Amor, já encaminhou 300 cães e gatos para novos lares desde o ano passado. Todavia, o número está longe de ser o ideal. Em ruas de bairros, rodovias e pelo interior, diariamente animais são abandonados. Alguns, são adotados por moradores e se tornam “cães comunitários”. Outros, ficam largados, correndo riscos.

Animais aguardam por um novo lar em Caxias do Sul (Foto: Mateus Argenta/divulgação)

Ainda há voluntários de ONGs que, sem auxílio do município, juntam-se com o objetivo de dar uma nova vida a animais abandonados e maltratados. Com gastos pessoais e dependentes de doações, firmam parcerias com clínicas veterinárias para conseguirem tratamento a baixo custo para os bichanos. Depois, os disponibilizam para adoção.

Os animais que são recolhidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), também recebem tratamento para depois ficarem à disposição de um novo lar. A primeira atitude a ser tomada quando o animal é resgatado é tentar localizar um possível dono, por meio de microchip. Caso tenha sido vítima de abandono, a Semma abre um processo administrativo contra o responsável.

As visitas ao Canil para realizar a adoção são acompanhadas por um veterinário e um funcionário, sempre com agendamento. De segunda a sexta-feira, às 14h e aos sábados, às 14h e às 15h. Para adotar é preciso apresentar documento de identificação com foto e ainda comprovante de endereço.

O adotante assina documentos se responsabilizando pela saúde e manutenção do animal e recebe orientações dos veterinários da Semma. Além disso, tem seu número de CPF vinculado ao microchip do cão ou gato, para que seja responsabilizado em caso de abandono ou maus-tratos.

Como adotar

Pessoas interessadas em dar um futuro diferente para um cão ou gato do Canil Municipal podem preencher o formulário da campanha Adote por Amor, disponível no site da prefeitura. Dessa forma, a Semma entrará em contato com o futuro adotante. Também é possível agendar a visita ligando para (54) 3901.1445, das 8h às 17h.

São Francisco de Assis

Nascido na Úmbria (perto de Assis), Itália, em 1182, seu nome era Francisco Bernardone. De família rica, teve uma adolescência vivendo na companhia de boêmios e, por isso, aos 20 anos foi aprisionado. Depois de libertado foi sentindo desinteresse pela vida mundana.

Em 1207, aos 26 anos, entrou na igreja de São Damião, que estava praticamente arruinada. Ao ver a imagem de Cristo, sentiu que Jesus lhe falou: “Francisco, restaura minha casa decadente”. Levado pelo susto foi para a loja do pai, onde vendeu toda a mercadoria para restaurar a igreja. Ao ver o que fazia, o pai o deserdou.

Dois anos depois, Francisco, com mais onze companheiros, se tornou um grande pregador, viajando por vários países como Marrocos, Egito e Israel. Assim, nasceu a “Ordem dos Franciscanos”.

Ao longo dos séculos, São Francisco foi exemplo pelo voto de pobreza, humildade, liberdade religiosa, além da grande bondade com todos os seres vivos, em especial os animais.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *